Biblioteca Pública promove semana em homenagem a Helena Kolody


Programação comemorativa do centenário de nascimento da escritora inclui exposição, duas peças de teatro, leituras de poemas e exibição de curta-metragem 

De 8 a 11 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove a Semana Helena Kolody 100 anos. Serão realizados diversos eventos para celebrar o aniversário da autora, que no dia 12 de outubro completaria 100 anos. A entrada é gratuita para todas as atividades.

No dia 8 (segunda-feira), será inaugurada a exposição Helena Kolody 100 anos, no hall térreo, com fotografias, poemas e depoimentos da autora. A mostra, que fica em cartaz até 26 de outubro, também inclui conteúdos (imagens e textos) dispostos nas paredes que acompanham as escadas de todo o prédio. Ainda no dia 8, o diretor Edson Bueno e o Grupo Delírio Cia de Teatro vão apresentar uma peça inédita, inspirada na obra da autora, no Auditório Paul Garfunkel, a partir das 15h.

O curta-metragem A babel da luz, do cineasta Sylvio Back, sobre a escritora, será exibido no dia 9 (terça-feira), no Auditório Paul Garfunkel, das 10h às 11h30. No dia 10 (quarta-feira), o filme, de 10 minutos, terá sessões entre 15h e 17h.

No dia 11 (quinta-feira), a atriz Kaliupe Sachet apresenta, no hall térreo, um monólogo sobre a poeta, a partir das 15h — dentro do projeto Aventuras Teatrais. Durante toda a semana, o elenco do Grupo Delírio Cia de Teatro fará leituras de poemas da autora em diversas salas da BPP, em horários variados.

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, lembra que, em 2012, ano do centenário da autora, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec) colocou em circulação a revista Helena, publicação cultural que em sua primeira edição apresentou um dossiê sobre a autora paranaense. Pereira completa que, neste mesmo ano, a Seec instituiu o Prêmio Paraná de Literatura 2012, cuja categoria de poesia foi batizada com o nome de Helena Kolody.

“A Helena foi uma voz importante, inclusive no cenário nacional. Nada mais justo do que a Biblioteca Pública prestar uma homenagem, que inclusive pode fazer com que o público passe a ler e a reler a obra dela”, diz Pereira, completando que a edição de outubro do jornal Cândido, publicado pela BPP, traz um especial sobre a autora.

Leia a matéria da Gazeta do Povo sobre a Semana Helena Kolody.
Convite Helena



Serviço:

Semana Helena Kolody 100 anos
De 8 a 11 de outubro
Diversas atividades com entrada franca
2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20 horas. Sábado, das 8h30 às 13 horas.
Mais informações: (41) 3221-4900
Fonte: BPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK