Uma das grandes artistas circenses do Brasil, Wanda Cabral Salgueiro Zanquetine faleceu neste domingo (02/09), aos 88 anos, em Curitiba. Dirigida por dona Wanda, a companhia circense Zanchetine apresentou diversos espetáculos no Circo da Cidade, equipamento gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, no período de 1989 a 1996.
A artista iniciou a vida circense aos nove anos de idade como trapezista no Circo Irmãos Marques, que era propriedade de seus pais. Anos mais tarde, quando a trupe passou por Araçatuba, interior paulista, Wanda conheceu o ator e palhaço, Primo Júlio Zanchettin, com que se casou. Em 1964, os dois fundaram o Circo Gávea, que após a morte do marido foi rebatizado como Circo Zanchettini.
Wanda também foi ensaiadora dos dez filhos e a eles ensinou o amor ao picadeiro e a arte circense. Até seus últimos dias de vida Wanda teve o prazer de vivenciar essa alegria e encanto ao lado dos filhos, filhas, noras, genros, netos e bisnetos acompanhando a caravana circense pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário