O evento Estação da Mágica é de criação e direção de Fernando Lopes, Odair Fernandes e Hermano Fonseca.
A primeira ideia foi de elaborar uma comemoração para o dia mundial do mágico na Paraíba, tendo em vista que Odair Fernandes e Fernando Lopes são artistas e representantes do ilusionismo na capital. A medida que o evento foi evoluindo e outros valores culturais, artísticos e regionais foram inseridos, os organizadores resolveram ampliar momentos que proporcionassem a formação continuada dos artistas brasileiros, estimulo e formação de novos talentos, intercambio com artistas estrangeiros e divulgação das belezas naturais e culturais do estado, mais precisamente da capital João Pessoa.
Hoje a Paraíba se tornou uma das principais sedes do movimento cultural e artístico na área do Ilusionismo brasileiro, devido às suas belezas e riquezas naturais, patrimônio histórico, hospitalidade e estrutura física adequada e com suporte qualitativo, moderno e de segurança para eventos de porte internacional.
A Estação da Mágica em 2016 apresentará sua 4ª Edição. A Estação da Mágica é um congresso que já se consagrou em meio aos eventos nacionais e internacionais direcionados para a cultura do ilusionismo e afins.
No ano de 2006 os pesquisadores e neurocientistas Stephen L. Macknic e Susana Martinez-Conde, divulgaram para o mundo sua pesquisa Sleights of Mind (no Brasil “Truques da Mente - o que a mágica revela sobre o nosso cérebro), um estudo aprofundado sobre percepção humana, cognição e aspectos fisiológicos do comportamento social e sua relação com a arte do ilusionismo. Este estudo projetou a mágica para um universo mais amplo. Diante dos resultados das pesquisas o ilusionismo passou a ser estudado e aplicado nas mais diversas esferas da arte, ciência e cultura. E é com esta proposta que a Estação da Mágica vem ampliando a cada edição sua dinâmica. Educação, Arte, Literatura, Tecnologia, Propostas coorporativas e inserção cultural fazem parte da filosofia deste evento, através de suas oficinas, palestras, shows e conferências.
A sua primeira edição foi realizada no dia 31 de Janeiro de 2013 em comemoração ao dia mundial do Mágico. O evento foi realizado na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, com um show de ilusionismo e participação de músicos, apresentação teatral e artistas circenses.
A segunda edição ocorreu no dia 01 de Fevereiro de 2014, e desta vez homenageou os Dez maiores ilusionistas da Paraíba. Também ocorreu nas instalações da Estação Cabo Branco. A terceira edição denominada III Estação da Mágica - Onde a Vida é uma Grande Arte, teve sua programação um pouco mais extensa se adequando ao perfil de congresso. Este evento ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro de 2015 e contou com feira de produtos mágicos, competições, show dealer, conferências, oficinas e show de gala.
Nas competições contamos com os artistas de várias localidades do Brasil. Artistas consagrados como o ilusionista Gustavo Vierini, mágico Nicolas, mágico Fernandes e o ilusionista chileno Emanuel Sutter, entre outros se apresentaram no show principal, a gala mágica.
O auditório central da Estação Cabo Branco teve sua lotação máxima. E durante seus três dias a estimativa entre visitantes e participantes das oficinas e conferências foi de 2000 mil pessoas por dia. Também tivemos a efetiva participação em todo o evento do ator Luiz Carlos Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário