Tihany, um dos maiores nomes do circo no mundo, morre nos EUA

Tihany, um dos maiores nomes do circo no mundo, morre nos EUA










Morreu hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, o artista circense Tihany, aos 99 anos. Referência mundial no segmento, Frans Czeisler nasceu na cidade de Tihany, na Hungria. Ele deixa um filho. Tihany fundou o Tihany Spetacular Circus no dia 21 de abril de 1951, na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Antes de vir para o Brasil, ele já vivia dos palcos e tinha uma companhia chamada Circo Mágico Tihany.


Considerado o maior circo da América Latina, o Tihany Spetacular Circus está atualmente em Maringá, no Paraná. A última vez em que o próprio Tihany se apresentou com a equipe no Rio foi em 1998, na Praça 11, Centro.


                             

Franz Czeisler começou no mundo artístico em Kephaz, na Hungria – cidade onde nasceu. Com apenas 11 anos pediu para ajudar os funcionários a cuidar dos animais de um circo em troca de ingressos para assistir aos espetáculos.

Depois, passou a acompanhar todos os artistas que iam para a cidade até o dia em que, ao assistir ao espetáculo de um mágico, o faquir calabrês chamado Blackman, decidiu o que queria ser. Foi com Blackman que imigrou para o Uruguai e teve as primeiras lições.

Com 18 anos, voltou para a Hungria e decidiu seguir carreira. Percorreu vários países, estudando mágica. De origem judaica, imigrou para o Brasil com a família nos anos 50, fugindo da  perseguição nazista. Virou empresário de circo por necessidade.

Foi pioneiro ao colocar um palco, e não um picadeiro, como parte da estrutura. Além do Circo Tihany, fundou Companhia Tihany Spectacular, um dos três espetáculos itinerantes mais prestigiosos e famosos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK