84 ANOS DE BOAS RISADAS

Parabéns ao Tio Quilin nosso querido palhaço Gafanhoto, que hoje comemora 84 anos de vida, com muita alegria e muita palhaçada.

Os relatos de vida de artistas que já foram muito conhecidos no passado costumam vir acompanhados de tristeza e melancolia. Henricredo Coelho foge a regra e mantém, aos 82 anos, o sorriso do personagem que o acompanha a mais de setenta – o palhaço Gafanhoto. Criado em Curitiba, Coelho praticamente cresceu no circo. Aos cinco anos de idade freqüentava a casa e os ensaios de uma das mais tradicionais famílias circenses do Brasil, os irmãos Queirolo. “Fizemos muito sucesso em todo o país. Quando o circo chegava, a cidade toda parava para acompanhar nosso trabalho. Em cidades do interior, o dono dos cinemas chegava a pagar para que simplesmente não entrássemos na cidade.” conta.

Outro palhaço que faz parte da história do Estado é Aírton Garcia. Hoje, como contra-regra do Teatro Guaíra, encontrou uma forma de permanecer no palco mesmo sem o palhaço Casquinha. “Venho de família circense, então para mim foi natural crescer fazendo espetáculos. O cirquinho Irmãos Garcia inaugurou o Canal 12, logo no início da televisão. Apesar disso, não havia cachê. Recebíamos vales para trocar por mercadorias nas lojas que anunciavam.” conta.

A história de Gafanhoto e Casquinha remete ao trabalho de outras pessoas que resolveram abrir mão de uma vida considerada tradicional para se tornarem palhaços. Seja no circo, no teatro ou realizando trabalhos sociais, a perseverança do trabalho destes artistas está na possibilidade de despertar sorriso mesmo em situações difíceis.






(O Direito Autoral das fotos aqui publicadas são do palhaço PIRI e parceiros. Qualquer uso não autorizado destas imagens constitui-se em contrafação à Lei do Direito Autoral nº 9610/98.)

Um comentário:

  1. é muito bom ver um Artista maravilhoso desse e ainda trabalhando, fazendo as pessoas rir...
    Parabens Gafanhoto

    ResponderExcluir

seguir no FACEBOOK