seguir no FACEBOOK

terça-feira, 7 de setembro de 2010

2ª Festa da Luz





Nossa Sra. da Luz
artista Osmundo Teixeira
Escultura em Terracota
Manolo Saez - Galeria de Arte


2ª Festa da Luz tem expectativa de atrair 15 mil pessoas ao Largo da Ordem
02/09/2010
“É preciso o apoio de toda sociedade para a restauração da Catedral Basílica Metropolitana Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que está no coração da cidade de Curitiba”. Este foi um dos principais apelos de Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano, durante entrevista coletiva realizada ontem (01), no Edifício da Luz, para a divulgação da 2ª Festa da Luz. De acordo com ele, promover a revitalização do centro da cidade é um dos principais objetivos de se organizar eventos como esse.

A Festa da Luz vai acontecer de 10 a 12 de setembro no Largo da Ordem e os organizadores esperam reunir cerca de 15 mil pessoas. A abertura será na próxima quarta-feira (08), com um show pirotécnico de quatro minutos, em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes.
Dia 10 de setembro show com Almir Sater, aberto ao público. Dia 11 Bandas Le Figarro e Big Time. Dia12 Show c Alvaro e Daniel as 20 horas.

Segundo o cônego Genivaldo Ximendes, pároco da Catedral, este evento nos fará lembrar que, como Maria deu a luz ao mundo, devemos ser luz, iluminar e gerar melhor situação de vida para todos que frequentam o centro da cidade. “Por isso iniciar as festividades com uma grande queima de fogos, já que Curitiba nasceu à luz da devoção de Nossa Senhora da Luz”.

Atrações artísticas, religiosas e populares constam da intensa programação. Durante os três dias, o Largo da Ordem vai contar com feira de artesanato, gastronomia e comércios populares. No sábado e no domingo as apresentações terão início pela manhã, a partir das 11h.

Organização

“Curitiba é a capital social, modelo para muitas outras. Esta iniciativa das entidades organizadoras é uma maneira de chamar a atenção, mas também atuar junto com o poder público no cuidado com o patrimônio”, afirmou o pe. Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul II. Além disto, segundo ele, o evento também representa uma opção saudável de lazer para as famílias.

“A idealização da Festa da Luz surgiu a partir do desejo de se organizar um evento popular que resgatasse o sentido da comemoração da padroeira. Assim, lideranças cristãs unidas a alguns parceiros da esfera política e governamental criaram um grupo articulador em formato de rede, em que cada instituição contribui com seu talento e pontos fortes”, afirmou o padre José Aparecido, coordenador geral da Ação Social do Paraná (ASP). Sem fins lucrativos, esta rede oferece às instituições sociais mais uma opção para mostrar seus trabalhos e captar recursos para realização de projetos para população.

A Festa da Luz é uma iniciativa do Instituto Gaudium, Ação Social do Paraná, Catedral Basílica e Igreja da Ordem, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e dos vereadores João do Suco e Julieta Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário