Prefeito Luciano Ducci acende Galeria de Luz em Curitiba


A Galeria de Luz, que iluminará a rua XV de Novembro, foi acesa pelo prefeito Luciano Ducci na quinta-feira 1/12, às 20 horas. Formada por arcos com milhares de lâmpadas coloridas, a Galeria é a principal atração da Prefeitura para o Natal. Um espetáculo coreográfico completou a noite.

"Vamos celebrar a abertura do Natal ao lado dos moradores da cidade e dos turistas com um espetáculo ao ar livre, gratuito, inédito e, acima de tudo, inesquecível", diz Luciano Ducci.

A Galeria foi criada pela companhia italiana de entretenimento Studio Festi e ficará no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto. A noite de abertura teve a presença de autoridades e uma cerimônia em um palco montado na altura da alameda Doutor Muricy.

Será a primeira apresentação da galeria no Brasil.

Os moradores e turistas que forão acompanhar o evento cruzarão um tapete vermelho até chegar à Galeria. Depois de acesa, houve um espetáculo coreográfico, o Desfile de Luz. Bailarinos e malabaristas passaram por baixo dos arcos luminosos e, em meio ao público, apresentaram várias coreografias com o tema fogo.

O Desfile de Luz teve 40 minutos duração e 90% dos técnicos e artistas envolvidos são de Curitiba. Entre eles estão integrantes da companhia de Dança Masculina de Jair Moraes, coreógrafo e primeiro bailarino do Ballet Teatro Guaíra. A companhia é um projeto de caráter social que busca novos talentos masculinos para a dança.

Serão 15 noites de espetáculo. Além da quinta-feira (1) de abertura do evento, ele será apresentado na sexta-feira (2), às 21h30, e no sábado (3), às 21h30. Nas demais semanas, até 23 de dezembro, as apresentações serão de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30.

Nos dias em que não houver espetáculo, a Galeria de Luz também será acesa e terá uma sonorização especial. A programação tem apoio cultural da Copel por meio da Lei Rouanet.

Quem for visitar a Galeria de Luz poderá contribuir com os programas sociais do Município. Também foi lançada na quinta-feira à noite, no mesmo trecho da galeria, a ação Luz Solidária, uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), com o apoio da Copel.

O visitante poderá adquirir lâmpadas para serem colocadas e acesas no painel “Pinheiros de Luz”. A arrecadação da venda será destinada às entidades sociais parceiras da FAS. O objetivo é preencher, a cada noite, todos os espaços, comercializando as 850 lâmpadas que compõe o painel.

O artista
- A Galeria de Luz é uma criação do artista italiano Valerio Festi e é apresentada pela primeira vez no Brasil.
Valerio é conhecido por conceber eventos e instalações com linguagem estética e poética que se tornaram referência no mundo. A homenagem no aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, e as arquiteturas de luz das Galeries Lafayette, em Paris, são alguns deles.

Essa é a segunda vez que o Studio Festi prepara um espetáculo para Curitiba. A primeira foi em junho, em frente ao Paço da Liberdade, para o Mia Cara Curitiba, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália.

A intenção é fazer com que novos espetáculos do gênero marquem o Natal dos próximos anos. A cada ano, o show será dedicado à cultura de um país cujos povos marcam a cultura do Paraná. Neste primeiro Natal, a homenagem é para a Itália.

Mais destaques - A rua XV de Novembro se transformará em um grande circuito de espetáculos e atrações natalinos com apoio da Prefeitura.

Além da Galeria de Luz, os curitibanos e visitantes podem acompanhar o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, com apresentação do coral do HSBC, formado por 160 crianças de instituições sociais. O espetáculo será apresentado às sextas-feiras, aos sábados e domingos, às 20h30, até 18 de dezembro.

Outra atração é o Natal de Neve, espetáculo de som e luzes no Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques. A praça será transformada em uma romântica paisagem para relembrar o dia em que nevou em Curitiba, em 1975. O Natal de Neve será mostrado de 13 a 15 de dezembro, às 20h30.

O circuito de Natal se completa com as feiras especiais, que ocupam as praças Osório e Santos Andrade até 23 de novembro.
A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK