Rede Sol leva arte voluntária para entidades filantrópicas

Rede Sol leva arte voluntária para entidades filantrópicas

Programa da Fundação Cultural de Curitiba já beneficiou 230 mil pessoas
No próximo dia 28 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, para promover o reconhecimento do trabalho de pessoas que doam tempo e talento de maneira voluntária para o bem da comunidade e por causas de interesse social. Em Curitiba, a Fundação Cultural é responsável pela Rede Sol, um dos programas de maior responsabilidade social do Paraná. Há 21 anos, a Rede Sol    sensibiliza a classe artística para apresentações em instituições que abrigam, muitas vezes, pessoas em situação de risco ou afastadas do convívio social.

Ao todo são 56 entidades que recebem as atividades artísticas, entre elas estão lares de idosos, centros de atenção psicossocial, resgate social, orfanatos, hospitais e escolas especiais. Periodicamente, cada instituição conveniada recebe apresentações de música, teatro, dança, shows de mágica e palhaços, atividades literárias e artísticas, entre outras atrações que garantem alegria, descontração e lazer para o público. A Fundação Cultural fica encarregada de agendar as apresentações e fornecer a estrutura necessária.

Segundo a coordenadora da Rede Sol, Marilene Correia, desde 1997, o programa já cadastrou mais de 200 artistas voluntários para as apresentações e beneficiou mais de 230 mil pessoas. Marilene lembra os voluntários passam por uma entrevista antes de estarem aptos para as apresentações. “Temos o cuidado de pensar na linguagem mais adequada para cada instituição”, observa Marilene.

As entidades interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a equipe da Rede Sol para agendar uma visita lembra Marilene. “Só depois de conhecer melhor a instituição e ter certeza que é de natureza filantrópica aprovamos as atividades”, diz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK