seguir no FACEBOOK

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse em Curitiba


Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse após eleição com ampla participação da sociedade




O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, deu posse nesta segunda-feira (8) aos membros do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba. A cerimônia, realizada no Salão Brasil da Prefeitura, oficializou a posse de 50 membros titulares e suplentes, dentre eles representantes de escolas de samba, DJs, grupos de etnias presentes na cidade, além de ilustradores e músicos. 

A posse ocorreu duas semanas após as eleições que definiram os representantes da comunidade e da classe artística com uma expressiva participação de eleitores.

“Depois de muito tempo, estamos vendo setores da sociedade civil se organizando, e democracia exige essa organização e o diálogo permanente. Abrimos esse diálogo em discussões importantes da cidade, como para a apresentação do Plano Diretor de Curitiba, do Plano Municipal de Cultura e apresentamos à Câmara Municipal uma proposta para aperfeiçoar a legislação a respeito do patrimônio histórico e cultural da cidade. Cada integrante deste conselho representa mais do que a cultura da cidade, representa a identidade de Curitiba”, disse Fruet.

O Conselho Municipal de Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, é constituído por 50 membros titulares e suplentes. Nove vagas titulares e nove suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Aos representantes da comunidade artística e cultural são destinadas sete vagas titulares e sete suplentes. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos e a primeira reunião já está marcada para esta terça-feira (9).




O presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, disse que a atual gestão tem trabalhado para aprimorar a participação da sociedade nas políticas públicas de cultura. “Delegamos ao conselho várias atribuições que eram da Fundação Cultural entendendo que este é o verdadeiro organismo de controle social das políticas públicas”, disse.





Eleições

O número de eleitores para escolha dos membros do conselho nos núcleos regionais superou as expectativas. A eleição, no dia 22 de maio, contou com 1.542 votantes – um número bem superior ao total verificado na formação do conselho anterior, em outubro de 2012, e que teve 310 eleitores. Só na Cidade Industrial foram desta vez 329 votantes, que elegeram com 277 votos o representante da regional, Mauricio Sampaio. Também na eleição dos representantes das entidades culturais o número de participantes foi maior, com 38 eleitores. A área que teve o maior número de eleitores foi a de artesanato, cultura popular e manifestações tradicionais, com 13 votos.

“Esse conselho representa muito bem o conceito da Curitiba Participativa presente nesta gestão da Prefeitura”, diz Elton Barz, assessor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba.

Elton destaca que um dos principais vetores da ação da Fundação Cultural é a participação popular, por isso houve um reforço nas próprias atividades do conselho, que nos últimos dois anos participou ativamente das ações da Fundação Cultural, especialmente nas conferências municipais de Cultura.

Participaram do evento de posse a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, a presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino, e os vereadores Julieta Reis, Pedro Paulo e Felipe Braga Cortes.

REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA






PRESIDENTE: Marcos Cordiolli


CLASSE ARTÍSTICA:






ARTES CÊNICAS


Lauro Monteiro Titular


Adriano Oliveira Esturilho Suplente






AUDIOVISUAL


Jessica Candal Sato Titular


Emmanoel José Appel Suplente






ARTES VISUAIS


Miriam Regina Zanini Titular


Ilka Almeida Passos Suplente






FOLCLORE, ARTESANATO, CULTURA POPULAR E MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS


Lícia Jany Fritoli Titular


Gustavo Roberto Gaio Suplente


LITERATURA

Luis Henrique Silva Jacarelli Titular


MÚSICA

Maico da Cunha Sant´anna Titular

Tiago Guiraud Camargo Rangel Suplente


PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL

Gislene Taís Brenner Titular


REGIONAIS – SOCIEDADE CIVIL


NÚCLEO REGIONAL BOA VISTA

Sesóstris Felipe Armstrong de Oliveira Titular

Carolina Taeko Fujita Suplente


NUCLEO REGIONAL BAIRRO NOVO

Marcio de Castro Vieira Titular

Manoel Pereira da Cruz (Dentinho) Suplente


NUCLEO REGIONAL BOQUEIRÃO

Izaías Pereira da Silva Titular

Anderson Nogueira da Silva Suplente


NUCLEO REGIONAL CAJURU

Lagmê Raquel Reichert da Silva de Oliveira Titular

Ricardo Henrique Rosa Suplente


NUCLEO REGIONAL CIC

Mauricio Sampaio Titular

Leônidas Alberto Pires Suplente


NUCLEO REGIONAL MATRIZ

Marcio da Silveira Marins Titular

Eduardo Giacomini Martins Suplente


NUCLEO REGIONAL PINHEIRINHO

Célio Joacir Repetski Titular

Hauana Martielli Mendonça Repeski Suplente


NUCLEO REGIONAL PORTÃO

Floresval Nunes Moreira Titular

Ceslau Elias Makovski Suplente


REGIONAL SANTA FELICIDADE

Paulo Cezar Pereira Titular

Laura Rigonato Olatz Suplente


CÂMARA MUNICIPAL

Titulares:


Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis

Bruno Eduardo Fischer Pessuti






Suplentes:


Adilson Alves Leandro (Mestre Pop)


PODER EXECUTIVO MUNICIPAL


Titulares:

Elton Luiz Barz (FCC)

Heliomar Freitas (PGM)


Maricléia de Freitas Kamaroski (FCC)

Maria Angélica Rocha Carvalho (FCC)


Suplentes:

Hugo Moura Tavares (FCC)

Clóvis Severo (FCC)

Izidoro Diniz (FCC)

Sandra Mara Dias (FCC)








Foto: Cesar Brustolin/SMCS
fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novo-conselho-municipal-de-cultura-toma-posse-apos-eleicao-com-ampla-participacao-da-sociedade/36660

Nenhum comentário:

Postar um comentário