Bloco Garibaldis e Sacis esquenta a Marechal Deodoro


A tarde fria e chuvosa deste domingo não espantou a animação dos foliões que foram à Avenida Marechal Deodoro para brincar ao som do bloco Garibaldis e Sacis. No segundo domingo do pré-Carnaval curitibano, a festa começou por volta das 16h com o grupo dançando e cantando as canções finalistas do Concurso de Marchinhas. Depois o bloco seguiu o trecho de duas quadras, em direção à Marechal Floriano, no ritmo das suas marchinhas carnavalescas tradicionais encerrando a festa às 19h.

Como no domingo anterior, a festa, realizada com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, primou pela organização e pela segurança. Esse foi um dos pontos destacados pelos foliões que saíram com o trio elétrico, muitos fantasiados de super-heróis, conforme a sugestão do bloco, e outros abusando da própria criatividade e inventando suas fantasias. O bloco volta a se apresentar no próximo sábado (22) no bairro Sítio Cercado e no domingo (23) na Marechal Deodoro.

“Pra gente não tem tempo ruim”, garantiu o pesquisador da UFPR Rafael Kawano, que acompanha o bloco há quatro anos e desta vez trouxe os amigos para experimentar. Providenciaram o figurino e partiram para a avenida – ele, a jornalista Bruna Alcântara, o professor Luiz Henrique Pastore e o arquiteto Gabriel Coelho. Luiz Henrique, que também esteve na festa no ano passado, disse que a mudança de local do pré-Carnaval, até então restrito ao Largo da Ordem, não afetou o entusiasmo dos participantes. “Aqui ficou mais organizado. Com as proporções que a folia tomou, tinha que ser assim”, disse.
Um adereço da personagem Minie foi o suficiente para as amigas Monique Bezerra, Taís Souza, Gislaine Bezerra e Ana Lúcia Aguiar se sentirem as estrelas da festa. Elas já conheciam e acompanham o bloco há três anos. Segundo Monique, sempre inventam algum adereço que as identifique. As quatro estavam animadas e já pensavam na folia da próxima semana.

Para atender ao apelo da filha Maria Laura, de apenas 3 anos, Beatriz de Souza e o seu esposo Marcelo saíram do Bairro Novo em direção à Marechal Deodoro especialmente para ver o Garibaldis e Sacis. “Ela adora ver o boneco Saci, as fantasias dos integrantes do bloco e o som das marchinhas”, conta Beatriz. A mãe gostou do espaço novo destinado ao pré-Carnaval. “As famílias têm que aproveitar, pois agora a estrutura está bem melhor, com banheiros e principalmente muita segurança”, afirmou. Beatriz lembrou que, no próximo sábado, o bloco Garibaldis e Sacis estará no Bairro Novo, único local fora do centro da cidade a receber os festejos do pré-Carnaval. A família prometeu que estará lá.

Assim como Maria Laura, outros pequenos também se divertiram, sem se importar com a garoa intermitente. “É muito bom para as crianças, que veem coisas novas e divertidas”, comentou Elaine Aguiar, mãe de Clara, que viverá o seu primeiro Carnaval. “É pequena, mas adora uma folia”, conta a mãe.

Outra turma animada veio da Vila Lindóia. Entre parentes e vizinhos, todos moradores da mesma rua, o grupo foi instigado por Luciana Alves a conhecer a folia do Garibaldis e Sacis. “Todo mundo saiu atrás de roupas e peças que tinham em casa para vir fantasiado. Pela primeira vez estamos todos juntos, brincando e nos divertindo como crianças”, reconheceu Luciana.
Há 7 anos Célio Rafael Santili acompanha o Garibaldis e Sacis e atesta o sucesso que o bloco foi conquistando ano a ano. Na sua opinião, a mudança da festa para a Avenida Marechal Deodoro foi acertada. “Aqui está sendo muito legal. Lá no Largo já estava dando muita confusão. Além disso, para dançar de salto aqui é muito melhor”, disse. Neste domingo, vestido de mulher, ao lado do amigo Vitor Machado, era um dos mais entusiasmados. Rafael confirmou presença no próximo domingo e adiantou que irá fantasiado de “bruxa piriguete”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK