seguir no FACEBOOK

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lançamento do documentário “O Circo na Cidade de Curitiba”




                                            Marco Queirolo,  Mariana Lima, Fernando Saez


O documentário “O Circo na Cidade de Curitiba” foi lançado nesta quarta-feira (3), na Cinemateca de Curitiba.
O documentário resgata a história do projeto “Circo da Cidade”, com sua proposta de descentralização cultural, através das oficinas circenses realizadas em bairros carentes da cidade entre as décadas de 80 e 90. O filme foi realizado com apoio do programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Com direção de Mariana Lima, o documentário faz um recorte da história do projeto, valoriza as ações realizadas, torna-se material de pesquisa, patrimônio imaterial e incentivo à continuidade das atividades circenses na cidade. A cultura do circo se estende para além do entretenimento e carrega consigo uma forte referência da cultura popular universal, mostrando que existe a oportunidade de inclusão social e realização de sonhos por meio de atividades como malabarismo, acrobacia, música, pintura e poesia.
O curta tem duração de quase 16 minutos. Entre os entrevistados estão os artistas Paulo Buch Neto (produtor e artista circense), Marilene Lopes Queirolo Buch (produtora do Circo Irmãos Queirolo), Henricredo Coelho ("Palhaço Gafanhoto" Quelim), Marco Aurélio Queirolo Buch (Palhaço Chic-Chiquinho Queirolo, mágico e equilibrista), Marina Prado (bailarina e artista circense), Matias Donoso (artista circense), Gisele Gabardo (Palhaça Dra. Meleka), Geraldo Magela Cardoso (produtor cultural) e Luzia Simplicio (produtora cultural).




Foto: Bruno Pósnik Roloff - Produção do filme "O Circo na Cidade de Curitiba"

Nenhum comentário:

Postar um comentário