seguir no FACEBOOK

quarta-feira, 2 de março de 2016

Tihany, um dos maiores nomes do circo no mundo, morre nos EUA

Tihany, um dos maiores nomes do circo no mundo, morre nos EUA










Morreu hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, o artista circense Tihany, aos 99 anos. Referência mundial no segmento, Frans Czeisler nasceu na cidade de Tihany, na Hungria. Ele deixa um filho. Tihany fundou o Tihany Spetacular Circus no dia 21 de abril de 1951, na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. Antes de vir para o Brasil, ele já vivia dos palcos e tinha uma companhia chamada Circo Mágico Tihany.


Considerado o maior circo da América Latina, o Tihany Spetacular Circus está atualmente em Maringá, no Paraná. A última vez em que o próprio Tihany se apresentou com a equipe no Rio foi em 1998, na Praça 11, Centro.


                             

Franz Czeisler começou no mundo artístico em Kephaz, na Hungria – cidade onde nasceu. Com apenas 11 anos pediu para ajudar os funcionários a cuidar dos animais de um circo em troca de ingressos para assistir aos espetáculos.

Depois, passou a acompanhar todos os artistas que iam para a cidade até o dia em que, ao assistir ao espetáculo de um mágico, o faquir calabrês chamado Blackman, decidiu o que queria ser. Foi com Blackman que imigrou para o Uruguai e teve as primeiras lições.

Com 18 anos, voltou para a Hungria e decidiu seguir carreira. Percorreu vários países, estudando mágica. De origem judaica, imigrou para o Brasil com a família nos anos 50, fugindo da  perseguição nazista. Virou empresário de circo por necessidade.

Foi pioneiro ao colocar um palco, e não um picadeiro, como parte da estrutura. Além do Circo Tihany, fundou Companhia Tihany Spectacular, um dos três espetáculos itinerantes mais prestigiosos e famosos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário