seguir no FACEBOOK

domingo, 18 de março de 2012

Pinhais 20 anos


PROGRAMAÇÃO
Pinhais comemorará 20 anos de emancipação politica em 20 de março de 2012.

Para homenagear esta data, um grupo de pesquisadores do município esta reunindo uma série de fatos e acontecimentos que marcaram a história da emancipação durante este período. Se você escreveu uma monografia, dissertação ou tese e quer disponibilizá-la para publicação neste espaço, entre em contato com a coordenação do projeto através do e-mail pinhais20anos@gmail.com.








Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná, localiza-se na Região Metropolitana de Curitiba. Tornou-se oficialmente um município em 1992, quando emancipou-se do município de Piraquara. Mesmo sendo o menor dos 399 municípios paranaenses,[5] em área territorial, com 60.92 km², figura entre as 14 cidades mais populosas do estado, com uma população de 117.166 hab, segundo dados do IBGE-2010.[6]


Pinhais se destaca no cenário nacional e estadual, em uma pesquisa realizada pela revista Exame, a cidade foi relacionada entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, é a 14° maior economia do Paraná, consolidando-se como um importante pólo de serviços e comércio da região.[7] Destaca-se também por possuir o 14° melhor IDH[3] do Paraná, mais recentemente foi apontada como tendo o 3° IFDM do estado, índice elaborado pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro que mede a qualidade de vida dos municípios brasileiros.

No cenário regional destaca-se por abrigar o Autódromo Internacional de Curitiba, o Expotrade, um dos maiores Centros de Convenções e Exposições do estado, a Granja do Canguiri, Residência Oficial do Governador do Paraná e por seus grandes condomínios horizontais, dentre os quais destacam-se o complexo Pineville e os Condomínios Alphaville Graciosa e Alphaville Pinheiros, ambos às margens da centenária Estrada da Graciosa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário