Sistema Estadual de Cultura foi tema de debate no MON


Sistema Estadual de Cultura foi tema de debate no MON

Foto: Kraw Penas/SEEC 
Encontro realizado pela SEEC reuniu regionais de cultura do Paraná A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promoveu um seminário sobre o Sistema Estadual de Cultura, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer. O evento reuniu representantes das regionais de cultura do Paraná e a comunidade artística do Estado. 

Durante o encontro, foi apresentado o panorama atual do Paraná em relação ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). “São muitas as vantagens de fazermos parte do Sistema Nacional. Isso inclui desde o acesso a recursos até a circulação de bens culturais”, explica o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana. Cada estado tem autonomia para criar o Sistema, mas deve obedecer princípios fundamentais estabelecidos pelo MinC, e o primeiro deles é a participação popular. Por isso a importância dos encontros promovidos pela SEEC com a comunidade cultural e a sociedade. 

Para compor o Sistema Estadual de Cultura do Paraná, é necessária a criação de três etapas: Fundo Estadual de Cultura (já criado, em fase de regularização), Conselho Estadual de Cultura (também criado e em fase de regularização) e o Plano Estadual de Cultura (a ser definido pelo Conselho). Neste momento, a SEEC prepara a realização das eleições para os membros do Conselho (CONSEC). As datas serão divulgadas em breve. 

O seminário integrou a programação do 4º encontro com as Regionais de Cultura e contou também com a presença de diversos gestores municipais de cultura do Estado.
Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK