Giacomo Joyce, por Leminiski

Giacomo Joyce, por Leminiski
Montagem inova ao interpretar a obra também em Libras





Nos meses de abril e maio, Curitiba será palco para o espetáculo de teatro “Giacomo Joyce”, de autoria do renomado escritor irlandês James Joyce, na tradução de Paulo Leminski. A realização da montagem é da Cia. Fluctissonante e atende a crescente demanda de encenações que incentivam a leitura e levam a cena obras referenciais, facilitando o acesso ao universo literário, muitas vezes hermético e pouco difundido.



O texto, possivelmente autobiográfico, de difícil acesso, o que fez com que fossem poucas as tentativas de encenações, as quais quase sempre se apresentaram em fragmentos ou adaptações, explora o poético e o realizável, no sentindo em que, ao mesmo tempo, o personagem Giacomo Joyce se ufana da conquista da amada e também nos coloca a dúvida sobre o que é real e o que é a realização mental do seu desejo.


Nas palavras de Leminski, “é uma novela cinematográfica, ideogrâmica, como uma peça Nô, feita de flashes, um grande poema de amor, uma vertigem vista de soslaio”.





O espetáculo, além de encenar essa releitura da obra, leva ao público referências de uma estética contemporânea e realista com tradução em libras, que tanto contribuirá para difundir a acessibilidade, ampliando o alcance do conhecimento literário ao público surdo, possibilitando ainda, sensibilizar e estimular percepções do cotidiano da população curitibana.

Vale destacar também o belíssimo trabalho realizado por Paulo Leminski nessa tradução, levando ao conhecimento do público essa outra face do poeta paranaense, que o coloca entre os grandes tradutores brasileiros, muitas vezes desconhecida pelo grande público.


A companhia ainda com esse espetáculo faz uma singela homenagem a atriz Claudete Pereira Jorge, pela sua trajetória de sucesso, considerada um ícone do teatro paranaense, ao qual dedicou 40 anos da sua vida. Uma exposição com os trabalhos da
artista será realizada nos dias de espetáculo, bem como a comercialização de peças artesanais de sua autoria.




Ficha Técnica:
Direção: Octávio Camargo
Assistente de direção: Nautílio Portela
Direção de movimento: Kátia Drumond
Elenco: Helena de Jorge Portela e Jonatas Medeiros
Iluminação: Beto Bruel
Trilha Sonora e programação visual: Chico Paes
Tradução do texto em Libras: Jonatas Medeiros
Diretor de Produção: Jewan Antunes
Assessoria de Imprensa: Mariane Antunes

Realização: Cia Fluctissonante


Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.



Serviço:
Teatro Novelas Curitibanas
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1222 – São Francisco

20 de abril a 21 de maio de 2017
Quinta a sábado, às 21 h
Domingo, às 19 h
Entrada franca







Informações:
(41) 99187-7570 / 9666-5602 (Produção)
(41) 3321-3358 Teatro Novelas Curitibanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK