CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)
Tema: Fraternidade e Juventude


Vivemos da morte-ressurreição de Jesus Cristo! Seu nascimento,
vida, gestos e palavras receberam sua plenificação na gratuidade da
cruz. Cruz transformação, ressurreição!
Os quarenta dias que precedem a Cruz e a Ressurreição sinalizam
o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de
sermos atingidos pela experiência redentora de Jesus Cristo. Nas celebrações,
as leituras nos provocarão a seguir o Senhor até o “clarear do
novo dia”. Seguir, ouvindo as palavras da Escritura, é a expressão do
desejo maior de sermos tomados na profundidade de nossas pessoas e
comunidades pelo Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
A Igreja, durante o tempo quaresmal, nos apresenta o jejum, a esmola
e a oração, como exercícios preciosos, no caminho de nossa transformação
em Cristo Jesus. A Quaresma deve, portanto, vir iluminada
pelo desejo de conversão. Nesse tempo especial, a Conferência Nacional
dos Bispos do Brasil – CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade
como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social.
Fraternidade e Juventude é o tema da campanha para a Quaresma em
2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis-me aqui, envia-me!”.
A juventude expressa jovialidade. A jovialidade pertence à
juventude. Jovialidade não como alegria do sorriso da publicidade,
nem como aquilo que se opõe à tristeza e à dor. Jovialidade vem de
duas palavras: jovial e idade. “Idade” significa a essência, a força, o vigor
de alguma coisa. Jovialidade é, pois, o vigor, a essência do ser jovial.
Jovial, por sua vez, não deve ser entendido no sentido de alguém
sempre sorridente, pois jovial vem de jovis. Jovis é o nome com que
os gregos designavam o deus supremo, o deus da força do dia. Jovialidade
expressa, assim, o sentido de vigor de Deus, força de Deus.
A palavra juventude também vem de jovis. Juventude não como
qualidade de uma idade cronológica. Deveríamos compreender a
6
juventude a partir da jovialidade. É jovem não aquele que tem idade
nova, mas aquele que tem o vigor de Deus. Do Deus que alegra a nossa
juventude. Do Deus que é a vitalidade do nosso ser. Jovialidade é o
modo de ser próprio de Deus. É jovem a pessoa que se deixou tomar
pelo modo próprio de Deus, pela força de Deus, pelo vigor de Deus:
o amar sem medida, desmedidamente!
A Igreja no Brasil ao repropor Juventude como tema da Campanha
da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir,
rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido
de vida e, ao mesmo tempo, como missão. O Evangelho é nossa vida,
nossa existência. A Campanha da Fraternidade é um convite para nos
convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é
um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo,
caminho, verdade e vida (Jo 14,6).
A Campanha da Fraternidade já anuncia a Jornada Mundial da
Juventude. Ao assumir como lema o espírito missionário da JMJ 2013
indicado pelo Santo Padre Bento XVI, Ide e fazei discípulos entre todas
as nações (cf. Mt 28,19), desejamos que todos os jovens sejam verdadeiros
missionários e missionárias em nossa Igreja. Jovens evangelizando
jovens: Eis-me aqui, envia-me! Jovens também colocando-se a
serviço da evangelização, através dos novos meios de comunicação.
Vivendo e testemunhando a graça e a beleza de ser cristãos. Beleza,
porque são partícipes da vida do Reino e, por isso, são todos tomados
por Deus que alegra a nossa juventude.
Maria, Mãe das Dores, nos acompanhe nesse tempo de conversão!
Com ela digamos: Faça-se em mim segundo a Tua palavra! Por ela
acompanhados, repitamos as palavras do profeta: Eis-me aqui, envia-me!
A todos os irmãos e irmãs, todas as famílias e Comunidades,
uma abençoada caminhada quaresmal, um encontro renovador com
Jesus Cristo crucificado-ressuscitado.
Brasília, 28 de agosto de 2012
Memória de Santo Agostinho de Hipona
+ Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Objetivos específicos
1. Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim
de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;
2. possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade
eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada , para
que eles possam contribuir com seus dons e talentos;
3. sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade,
protagonistas da civilização do amor e do bem comum.


Hino da CF 2013
Tema: Fraternidade e juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is. 6,8)
L.: Gerson Cesar Souza
M.: Gil Ferreira
Daniel Victor Santos

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
/ Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro. /
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio(Cf. Jr
1,5) / Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Refr.: Estou aqui, meu Senhor, sou jovem,
sou teu povo! / Eu tenho fome de justiça e de
amor, (Cf. Mt 5,6) / Quero ajudar a construir
um mundo novo. / Estou aqui, meu Senhor,
sou jovem, sou teu povo! / Para formar a rede
da fraternidade, / E um novo céu, uma nova
terra, a tua vontade. (Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13) /
/:Eis-me aqui, envia-me, Senhor!:/ (Is 6,8)

2. Levem a todos meu chamado à liberdade
(Cf. Gl 5,13) / Onde a ganância gera irmãos escravizados.
/ Quero a mensagem que humaniza
a sociedade / Falada às claras, publicada nos
telhados. (Cf. Mt 10,27)

3. Para salvar a quem perdeu a esperança / Serei
a força, plena luz a te guiar. / Por tua voz
eu falarei, tem confiança, / Não tenhas medo,
novo Reino a chegar! / (Cf. Jr 1,4-10; Mt 3,2;
19,11-27)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK