CAMPEÃ DO CARNAVAL 2013




Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Samba Acadêmicos da Realeza é a vencedora do Carnaval de Curitiba. Em 2013, a agremiação levou para o asfalto o enredo “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”, dos compositores Digão, Polaco, Mainovo e Diogo, obtendo 195,40 pontos nos quesitos julgados. A Acadêmicos levantou o público apresentando a saga do Santo Guerreiro “São Jorge”, com referências aos costumes cristãos, passando pelas crenças das religiões afro-brasileiras e pelo imaginário popular.
“Foi uma vitória conquistada com muito empenho, na qual todos os integrantes da escola estavam focados em obter o melhor resultado. Fizemos uma festa para homenagear nosso fundador e diretor de harmonia, Fernando Lamarão, falecido em 2012”, disse emocionada Barbara Murden, presidente da Acadêmicos. “O nosso Carnaval foi para ele”, completou. Para Barbara, um momento histórico foi ouvir a torcida da Embaixadores da Alegria cantando o samba da escola vencedora, num exemplo de irmandade carnavalesca.
A apuração dos votos dos 20 jurados que acompanharam o desfile de sábado (9), na Avenida Cândido de Abreu, aconteceu na tarde deste domingo (10), no Memorial de Curitiba, em clima de muita tranquilidade, embora as torcidas inflamadas das escolas, que vibravam a cada nota anunciada. Em segundo lugar, com 194,80 pontos, ficou a Mocidade Azul, que teve como enredo “O Reino Encantado do Carnaval”, do compositor Silvio Costa (o Turco), convidando os foliões a conhecer a magia do seu carnaval.
As notas foram atribuídas aos seguintes quesitos: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas. A mesa responsável pela abertura dos envelopes dos jurados foi composta por um representante de cada escola de samba, mais o presidente da Comissão do Carnaval, Jaciel Teixeira, ao lado dos também integrantes da comissão, Luzia Simplicio da Silva, Nair Fernandes Apolinário, Edina Barbisan e Rosana Maria Melo.
Nem mesmo a chuva que tornou o Sábado de Carnaval cinzento foi capaz de desanimar os foliões. “Alegria, segurança e organização foram os destaques de uma festa que reuniu perto de 12 mil pessoas na Avenida [entre as 18h e o final da festa], mostrando a força do Carnaval de Curitiba”, destacou Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Resultados – As escolas Bairro Alto e Os Internautas foram desclassificadas no concurso do Carnaval 2013 por entrarem na avenida com um número menor de componentes do que era exigido em regulamento, que determinava um mínimo de 200 integrantes. Entretanto, as notas das duas escolas foram anunciadas, ficando Os Internautas com 161,50 pontos e a Bairro Alto com 146,30 pontos.
Em terceiro lugar ficou a Embaixadores da Alegria, com 188,90 pontos. A escola desfilou com o tema “Hoje tem Palhaçada? Tem Sim Senhor…”, que usou a sátira como elemento fundamental para contar as histórias de homens humildes, como os palhaços graciosos dos circos, até as histórias mais grotescas de personagens envolvidos em corrupção.
A Leões da Mocidade obteve a quarta colocação, com 183,40 pontos, tendo como enredo “Kolody para o Mundo, Helena para os Amigos – Centenário Dedicado à Poesia”, numa alusão ao centenário de nascimento da poeta paranaense Helena Kolody.
Neste ano, o desfile preparado pela Prefeitura de Municipal prestou uma homenagem especial a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do Carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, Maé também foi o autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero.

Bailes – A Banda Lefigarroo comanda a animação nos bailes populares gratuitos promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba, na Segunda e na Terça-Feira de Carnaval (11 e 12), no Ginásio de Esportes do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681). Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19h, com a equipe do Palhaço PIRI maquiando toda a criançada e com concurso de fantasias na terça-feira. As inscrições podem ser feitas no local, na hora do baile. O horário para os adultos é das 20h à meia-noite.
Para garantir a segurança, os bailes populares contarão com um efetivo de 70 guardas municipais, além do policiamento ostensivo da Polícia Militar. Nos bailes infantis, os portões permanecerão abertos para entrada e saída dos foliões. Nos bailes para adultos, a entrada será controlada por catracas e revista pela Guarda Municipal. A capacidade máxima do ginásio é de 1.700 pessoas. Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK