seguir no FACEBOOK

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Outubro é o mês de mobilização contra o câncer de mama

O BLOG DO PIRI se veste de ROSA para aderir a campanha de mobilização contra o cancer de mama.














Ao longo de todo o mês de outubro, o Governo do Estado promoverá ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce da doença. O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, realizado desde 1997 em todo mundo. A Secretaria da Saúde distribuiu material informativo para nortear as atividades que acontecerão nas 22 Regionais de Saúde do Estado, com apoio dos municípios e de entidades.


Os secretários estaduais da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram no mês passado do lançamento da campanha, promovida pelo Governo do Estado e Provopar Estadual, que visa alertar as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, para que realizem o exame clínico de rotina das mamas e a mamografia.

Caputo Neto, reforça que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior a possibilidade de cura. “Estamos focando nossas ações na atenção primária à saúde, pois este é o primeiro ponto para o enfrentamento do câncer de mama e influencia diretamente nos índices de diagnóstico precoce”, explica.

O secretário destaca que o Governo do Paraná adquiriu três mamógrafos digitais com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Cida Borghetti. “Também estamos implantando, em parceria com as universidades, unidades da mama nas regiões de Cascavel, Maringá e Londrina. Tudo isso para que os exames sejam feitos com mais segurança e qualidade, possibilitando o diagnóstico mais preciso e o tratamento mais eficaz”, explicou.

Para Fernanda Richa, a informação sobre a doença é essencial para que as mulheres descubram o câncer o mais cedo possível. “Trata-se de uma iniciativa que envolve a vida da mulher e a garantia de atenção aos seus direitos. Uma ação tão importante que a sua difusão e propagação vão contribuir para o diagnóstico precoce, a cura e a diminuição dos índices de mortalidade em nosso Estado”, disse a secretária.

PALÁCIO ROSA - O Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, recebeu iluminação especial. A iniciativa é para promover as ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce da doença, concentradas no movimento “Outubro Rosa”, mobilização realizada desde 1997 em todo mundo. O Estado, por meio da Secretaria da Saúde vai promover uma série de atividades nas 22 Regionais, com apoio dos municípios e de entidades.

NÚMEROS – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2013 serão registrados no Paraná 3,1 mil novos casos de câncer de mama. Somente em 2011, 804 pessoas morreram no Estado em decorrência da doença. Em 2012, foram 815 mortes.

Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama é a realização de mamografias de rastreamento. Este exame, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, é indicado para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.

Em 2011 foram realizadas no Paraná 345.561 mamografias e 54.231 ultrassonografias de mama pelo Sistema Único de Saúde. Em 2012, este número cresceu. Foram 353.638 mamografias e 58.627 ultrassonografias de mama. Atualmente, o Estado tem 117 mamógrafos à disposição do Sistema Público de Saúde.



Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário