Prefeito de Curitiba abre Festival de Dança Adaptada e Artes


O prefeito Luciano Ducci abriu na manhã desta segunda-feira (16) a 5ª edição do Festival de Dança Adaptada e Artes (ACORDAR), no Salão de Atos do Parque Barigui. “Este evento é uma de diversas ações de promoção social realizada pela Prefeitura de Curitiba com foco no desenvolvimento pessoal e integral da pessoa com deficiência”, disse Luciano Ducci.

“Por meio deste festival, abrimos um espaço para a diversão e lazer, fortalecendo o trabalho em conjunto com as entidades e escolas de educação especial e divulgando o potencial da pessoa com deficiência”, acrescentou o prefeito.

Cerca de 400 pessoas acompanharam a abertura do festival, que neste ano tem tema livre, o que permite aos artistas autonomia para improvisarem e realizarem espetáculos de diferentes estilos musicais de dança. O evento contou com a participação de 120 dançarinos de 15 escolas de educação especial de Curitiba.

“Este grande evento é mais um exemplo do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo de maneira intersetorial para garantir os direitos da pessoa com deficiência, promovendo e estimulando sua reabilitação e integração na sociedade”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Os espetáculos começaram às 9h30, com dez apresentações no período da manhã. Durante a tarde serão realizadas mais sete apresentações e o encerramento do evento.

A coordenadora da Escola de Educação Especial Brasil Perrotti, Sandra de Fátima Nichele, destacou a importância do evento para o aumento da autoestima e desenvolvimento da pessoa com deficiência. “Nossos alunos adoram participar do ACORDAR, pois se sentem valorizados e enxergam o seu espaço e importância na sociedade”, disse Sandra de Fátima.

“Além disso, o festival também estimula a integração com outros alunos e pessoas, que é fundamental para o desenvolvimento pessoal da pessoa com deficiência”, completou a coordenadora.

O 5º Festival de Dança Adaptada é promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fundação de Ação Social (FAS) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Também prestigiaram o evento o secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz; a presidente da FAS, Marry Ducci; o vereador Zé Maria e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Mauro Nardini.


fonte:http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/luciano-ducci-abre-festival-de-danca-adaptada-e-artes/22899

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK