seguir no FACEBOOK

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CD do Circo Nerino


Amigos, vamos colaborar e divulgar

Está sendo finalizado o CD do Circo Nerino. Receberam apoio do Prêmio Carequinha, mas como o dinheiro é pouco para a dimensão que o trabalho ganhou, entramos no Catarse para ampliar os recursos.

O endereço é
http://catarse.me/pt/amusicanocirconerino

O PROJETO

Em novembro Roger Avanzi (o palhaço Picolino) completou 90 anos. Para comemorar, músicos, circenses, amigos e o próprio artista se reuniram para gravar um álbum único chamado A Música no Circo Nerino, com as trilhas e canções que animaram seus espetáculos durante décadas.
Essa grande celebração, em parte contemplada pelo Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha Estímulo ao Circo 2011, necessita de ajuda agora para ampliar a pesquisa e concluir o projeto. Com seu apoio, haverá ainda mais músicas do acervo original e elas serão distribuídas para escolas de circo, bibliotecas públicas e centros culturais. O trabalho está em fase de finalização e será lançado em janeiro. O disco não será oferecido em lojas.
Contamos com vocês para dar vida, em toda sua grandiosidade, a esse material do circo fundado em 1913 pelo pai de Roger Avanzi.

Participações de Karina Buhr, Letícia Coura, Tatá Aeroplano, Banda Paralela, entre outros. Direção Musical Otávio Ortega. Direção Artística Verônica Tamaoki e Roger Avanzi.

ENGLISH VERSION
In November Avanzi Roger (Picolino the Clown) turned 90. To celebrate, musicians, circus artists, friends and he gathered to record a single album called The Music Circus in Nerino, with tracks and songs that inspired their shows for decades.
This great celebration, partly covered by the Brazilian government through Funarte/Petrobras Carequinha Awards 2011, now needs your help (around U$ 5,500.00) to expand the research and complete the project with further collection of original songs and also to distribute it for circus schools, public libraries and cultural centers. The work is being finalized and will be released in January. The album will not be offered in stores.
We count on you to give life in all its grandeur, that is a circus founded in 1913 by the father of Roger Avanzi.
Special guests: Karina Buhr, Leticia Coura, Tatá Aeroplano Paralela Band among others.
Musical Direction Otávio Ortega. Artistic Director Veronica Tamaoki and Roger Avanzi.
Main Reward: Name in site and CD are R$ 40.00 (U$ 20.00). Add R$ 20.00 (U$ 40.00) for international album delivery.


CONHEÇA MELHOR O PROJETO
Nosso trabalho, além de ser uma pesquisa, resultará em um CD e filme. O disco terá registros sonoros históricos do Circo Nerino, depoimentos de Roger Avanzi e interpretações contemporâneas de diversos músicos para o repertório do Circo Nerino. Já o filme, em formato para a internet, será um “making of” do processo, com imagens dos encontros com Roger, das gravações do CD e do material gráfico da pesquisa. Além disso, temos um site onde compartilhamos informações com o público (www.amusicanocirconerino.wordpress.com).
No momento, estamos em estúdio fazendo as gravações para o CD. Através de canções de amor e humor, de grandes temas do século XX, raridades e pérolas eternas, vamos reviver um pouco da atmosfera musical dos primeiros circos do Brasil e da energia festiva dos espetáculos do Circo Nerino. Com o apoio de todos, temos certeza que o projeto A Música no Circo Nerino será uma emocionante celebração e um presente maravilhoso para o Circo e a cultura brasileira! VAMOS!
PORQUE PRECISAMOS DE SEU APOIO?
Contamos com um patrocínio inicial, obtido através do Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, mas devido à riqueza e abundância do material revelado na pesquisa, necessitamos de um apoio extra para a fase final, da gravação do CD e realização do CD e do filme. O dinheiro arrecadado aqui no Catarse será usado para os seguintes fins:
- complemento para pagamento de períodos de gravação em estúdio musical de grande porte (para bandas grandes de sopro e percussão);
- complemento para pagamento de direitos autorais das músicas envolvidas;
- pagamento da “mixagem” e “masterização” (as fases finais do tratamento de áudio de um CD);
- aperfeiçoamento e melhoria do encarte do álbum, com mais páginas, mais informações material gráfico mais farto;
- embalagem e distribuição do CD pelos Correios.
SOBRE O CIRCO NERINO
O Circo Nerino estreou no ano de 1913, na cidade de Curitiba, PR, e apresentou seu último espetáculo em 1964, em Cruzeiro, SP. Por quase 52 anos percorreu várias vezes o país, e parte da América Latina. Viajou de trem, navio, barcaça, por fim, de caminhão, em estradas de terra que na época eram de terra mesmo, e numa época em que o circo era o maior quando não o único espetáculo das terras do Brasil.
Nerino Avanzi, o palhaço Picolino, era filho de família italiana, nasceu em São Paulo e viu sua paixão pela arte nascer no Teatro Polytheama, no Vale do Anhangabaú, onde seus pais trabalhavam e onde entrou em contato com o mundo dos espetáculos. Casou-se com Armandine Ribolá, francesa de quarta geração circense e com ela criou o Circo Nerino.
SOBRE ROGER AVANZI
Filho de Nerino e Armandine, Roger Avanzi nasceu em São José do Rio Preto, SP, no dia 7 de novembro de 1922, onde o circo do seu pai encontrava-se instalado. No circo nasceu, cresceu e se fez artista, um dos mais completos do circo brasileiro. Foi acrobata, jóquei, trapezista, ciclista, ator, músico e, por fim, em 1955, incorporou o palhaço criado por seu pai: o Picolino. Um dos mais importantes memorialistas do circo brasileiro é autor, com Verônica Tamaoki, do livro Circo Nerino. A partir do final da década de 70, passou a ensinar sua arte nas escolas de circo (Academia Piolin, Escola Picadeiro, Projeto Enturmando, entre outros). Casado com Anita Garcia, da família circense Garcia, há 64 anos, completou 90 anos no próximo 7 de novembro.
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário