CURITIBA 318 ANOS


NESTE ANIVERSÁRIO QUEM RECEBE O PRESENTE É A POPULAÇÃO DE CURITIBA.


O prefeito Luciano Ducci apresentou neste domingo (27) o novo modelo de ônibus biarticulado. De cor azul, movido a óleo à base de soja e com 28 metros, é o maior ônibus do mundo em comprimento. O governador Beto Richa participou do lançamento, no Parque Barigui.

"É um ônibus moderno, confortável e ecológico, garantindo mais qualidade no transporte público para o cidadão curitibano", disse Luciano Ducci. "Neste mês, estamos entregando 97 novos
ônibus para renovar a frota. Ainda neste ano, a cidade vai ganhar 554 ônibus zero quilômetro, o que significará uma renovação de 29% da frota operante da Rede Integrada de Transporte."
Depois do lançamento do ônibus, prefeito e governador cortaram e distribuíram à população o bolo gigante comemorativo ao aniversário da capital, que completará 318 anos nesta terça-feira (29). "Curitiba está de parabéns, pelo aniversário, pelas obras que a Prefeitura está entregando e por este novo e maravilhoso maior ônibus do mundo", disse Beto Richa, ao lado da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. A presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci, também participou do evento.
Os novos ônibus azuis farão as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano. Juntos, transportam cerca de 50 mil passageiros por dia. São 9 ônibus azuis que entram em operação nesta semana. Ainda neste semestre, Curitiba terá um total de 24 ônibus deste modelo, com
28 metros de comprimento. A capacidade do ônibus azul é de 250 passageiros.
Produzidos pela Volvo, com carroceria Neobus, os novos ônibus azuis têm vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna mais amena, bancos ergonômicos com estofados; sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braille indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.
O projeto, tecnicamente conhecido como B 100 (100% Biocombustível), foi implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, o que significou uma redução de 50% de emissão de fumaça. A partir de agora todos os Ligeirões rodam exclusivamente com combustível de soja.

Governador Beto Richa participa da entrega do maior ônibus do mundo para Curitiba




(O Direito Autoral das fotos aqui publicadas são do palhaço PIRI, e os direitos de comercialização são da Agência Piri & Cia. Qualquer uso não autorizado destas imagens constitui-se em contrafação à Lei do Direito Autoral nº 9610/98.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seguir no FACEBOOK