seguir no FACEBOOK

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A partir de terça-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) com o apoio do Detran-PR, começa a operação Volta as Aulas. As aulas na rede municipal de Curitiba começam na quarta-feira, dia 8. A estimativa é que 30% a mais de veículos circulem pela cidade com a volta as aulas.


A operação Volta as Aulas segue até o dia 30 de março, nesta primeira etapa. No mês de julho acontecerá a segunda etapa da operação. Na próxima semana serão colocadas 100 faixas por ruas da cidade avisando sobre o retorno das crianças às aulas.
"Vamos fazer um trabalho educativo com os motoristas e pedestres alertando sobre a volta das crianças no trânsito da cidade", explicou o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo.


A operação Volta as Aulas será feita em duas frentes de ação. Agentes da Setran e educadores de trânsito do Detran farão abordagens educativas em vias com grande fluxo de veículos. Nas ações serão entregues informativos com dicas de segurança no trânsito e a forma segura de fazer o transporte de crianças.


Também serão feitas abordagens educativas em 27 escolas municiais de Curitiba, a partir do dia 8. Nas escolas, os agentes de trânsito vão entrar nas salas de aula no início dos turnos para uma conversa com as crianças. Será abordado a importância de andar nas calçadas e atravessar na faixa de pedestres, por exemplo.


Os agentes também vão conversar com pais e os responsáveis por levar as crianças para a aula. "Vamos fazer abordagens educativas com pais, motoristas, condutores de vans e do transporte escolar, professores e crianças", explicou o diretor de Educação da Setran, Celso Mariano.


Ações em vias - A primeira via a receber a abordagem educativa é a avenida Nossa Senhora da Luz, perto da rua Itupava, no bairro Hugo Lange. A ação será feita na terça-feira (7), das 9h às 11h. À tarde, das 13h30 às 15h30, a abordagem educativa acontecerá na rua Jovino do Rosário, no Boa Vista.


Ao todo serão feitas 18 ações em ruas de grande circulação de veículos, pela manhã e a tarde. A programação pode ser cancelada em caso de chuva.


Transporte - Uma questão que será bastante abordada na operação Volta as Aulas é o transporte seguro de crianças nos veículos. A Setran, em parceria com a ONG Criança Segura, irá distribuir material educativo para motoristas sobre a importância do uso das cadeirinhas e bebê conforto nos carros.


"As crianças precisam ser transportadas de forma segura. Seja em carros, ônibus ou vans. O uso de equipamentos de segurança para o transporte de crianças ajuda a deixarmos o trânsito mais seguro", disse Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.


fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/retorno-as-aulas-tera-operacao-especial-de-transito/25725

Nenhum comentário:

Postar um comentário