seguir no FACEBOOK

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Waltel Branco Doutor “Honoris Causa”

Waltel Branco 
recebe título de Doutor “Honoris Causa”

O renomado maestro Waltel Branco  recebeu da UFPR o título de Doutor Honoris Causa em reconhecimento a sua vida dedicada ao estudo da música. O maestro, que está com 82 anos, começou seu aprendizado quando criança e desde então nunca parou. Recebeu o título durante um dos eventos mensais que a universidade celebra em comemoração ao seu centenário  em 19 de setembro.


Waltel Branco, compositor, regente, arranjador, diretor musical, violonista, guitarrista, contrabaixista, cavaquinista, produtor musical e professor, especialista em trilhas para novelas e cinema. Ingressou na música aos 12 anos e teve como mestres Bento Mossurunga, Sebastião de Oliveira, Othon Saleiros e Oscar Cáceres (violão), Padre Penalva (canto gregoriano), Jorge Kosha (música clássica), Stanley Wilson (música incidental, em Nova Iorque) e Alceo Bocchino e Mário Tavares (regência), Paulo Silva e Cláudio Santoro (composição).
Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes nomes da música nacional e internacional – como Lia Ray, Perez Prado, Mongo Santamaría, Chico O´Farrel, Franco Rosolino, Charles Mariano, Sam Noto, Mel Lewis, Max Bennet, Roberto Menescal e Baden Powell – e mostrou sua versatilidade musical assinando trilhas sonoras de novelas como “Irmãos Coragem”, “Escalada”, “O Semideus”, “Bravo”, “Moreninha”, “O Feijão e o sonho”, “A escrava Isaura”, “Supermanoela” e “Vejo a lua no céu”, com o pseudônimo de W.Blanc.
Criador de arranjos para Dorival Caymmi, João Gilberto, Vanusa, Zé Kéti, Toni Tornado e Tim Maia, entre outros, teve sua vida retratada no documentário Descobrindo Waltel (2005).
Os eventos que integram o projeto Brasil Musical 2012 têm curadoria e direção artística de Glauco Sölter e mediação de Marilia Giller. Integram a programação apresentações do violinista Ricardo Herz com Mano a Mano Trio (22.09), o pianista Gilson Peranzzetta acompanhado de Murilo da Rós Trio (23.09) e o baixista Thiago Espírito Santo com Sérgio Coelho Trio

Nenhum comentário:

Postar um comentário